Garibaldi Wedy falece aos 105 anos

Publicado em: 30-dezembro-2018

A AJURIS comunica, com pesar, o falecimento aos 105 anos do desembargador aposentado Garibaldi Almeida Wedy, pai do também desembargador aposentado Delio Spalding de Almeida Wedy, e avô do juiz federal Gabriel de Jesus Tedesco Wedy.

O velório ocorre a partir das 14 horas, na Capela C do  Cemitério São Miguel e Almas (Av. Oscar  Pereira, 400), em Porto Alegre. O enterro será às 19 horas, no mesmo local do velório.

Biografia

Natural de Soledade, Garibaldi Wedy conclui o curso de Direito, em 1939, pela UFRGS. Em 1941, no primeiro concurso realizado pelo Ministério Público do RS, assumiu o cargo de promotor público na Comarca de Ijuí.

O ingressou na magistratura ocorreu em 1945, quando assumiu a Comarca de Sobradinho, ocasião em que acumulou o cargo de prefeito,  no chamado Governo de Magistrados, para a realização das eleições de 1945.

Garibaldi Wedy também Jurisdicionou nas comarcas de Lajeado, Soledade, São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Porto Alegre. Na Capital, também foi juiz da 1a Zona Eleitoral.

O acesso ao Tribunal de Justiça ocorreu em  1969, onde se aposentou em 1974. Após a aposentadoria da magistratura, Garibaldi Wedy passou a se dedicar a advocacia e aos livros, sendo o autor de obras de caráter histórico.

Na vida associativa foi eleito primeiro tesoureiro da AJURIS para a gestão 1963/1964, que teve como presidente o desembargador Cesar Dias Filho.

Em outubro deste ano, após votar no 2° turno das eleições recebeu o Certificado de Eleitor Emérito, pelo exemplo de compromisso com a cidadania. Na ocasião, afirmou: “É meu dever como cidadão”.

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques