Filósofo propõe agenda para a questão das raças

Publicado em: 3-dezembro-2018

Um auditório lotado e uma plateia atenta assistiram no final da tarde de sexta-feira (30/11) à palestra do professor e filósofo Silvio Luiz de Almeida, na Escola da AJURIS. Uma das maiores autoridades do Brasil no assunto, o professor falou sobre Racismo Estrutural e como a sociedade contribuiu para o crescimento do problema e a discussão do assunto. O evento marcou a passagem do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A palestra foi promovida pelo Departamento de Direitos Humanos da AJURIS. A presidente da associação, Vera Lúcia Deboni, fez a saudação inicial a Silvio, destacando a importância do debate, e o vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto, conduziu a moderação do encontro. 

Depois de analisar a situação do racismo no Brasil, historiar como o problema surgiu e se mantém ainda nos dias de hoje, o professor mostrou exemplos práticos de como a sociedade ainda tolera a separação por raças nas práticas do dia a dia. Por fim, encerrou sua participação falando do que considera “uma agenda de pesquisa para a construção de um novo tempo”. Almeida disse que vai se dedicar no próximo ano a insistir na volta da discussão das grandes questões sociais, apresentadas pelos autores clássicos da literatura, vai estudar a questão racial e seus reflexos em campos como a segurança pública e a economia e, por fim, vai analisar especificamente a questão das raças no Brasil. “O movimento negro precisa discutir melhor a democracia racial”, afirmou.

Ao final do encontro, a diretora do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Karen Luise Batista Pinheiro, agradeceu a Silvio pela análise apresentada em quase duas horas de conversa e disse considerar o evento um marco para a história do Judiciário gaúcho. Após a palestra, também ocorreu uma sessão de autógrafos do livro O Que É Racismo Estrutural?, escrito pelo palestrante, no hall de entrada na Escola da AJURIS.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques