Outubro Rosa: prédio da AJURIS recebe iluminação especial em apoio a prevenção de câncer de mama

Publicado em: 2-outubro-2018

Os membros do Conselho Executivo da AJURIS, reunidos na noite de segunda-feira (1/10), prestigiaram o lançamento da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na entidade. Durante todo o mês de outubro, o prédio recebe iluminação especial com refletores de luz rosa, aderindo a ação que integra o movimento de conscientização popular pela saúde feminina conhecido internacionalmente como Outubro Rosa.

Vestidos com a camiseta da campanha #CompartilheSuaLuta, promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), os magistrados também manifestaram a relevância da causa. Em apoio a campanha, magistradas terão suas histórias de luta e vitória contra a doença compartilhadas pela Associação.

A juíza corregedora Rosane Bordasch, que enfrentou essa luta há 10 anos, ressaltou a importância da prevenção e o apoio da família e amigos. “A prevenção foi o que me salvou. Foi por meio de exames de rotina que eu descobri o câncer de mama em 2008. Por isso, ela é tão importante. Aliás, duas coisas são fundamentais: prevenção e apoio. A mulher não não pode se isolar durante o tratamento, ela precisa ver que ela não está sozinha, que ela não é a única nessa luta”, relatou.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente no país. Por isso, a importância do autoexame de mama para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que é uma das principais causas de morte entre mulheres no país. Se diagnosticado e tratado precocentemente, a paciente tem até 95% de chances de cura.

Para mais informações sobre a campanha Outubro Rosa, dados sobre doença, ações e projetos do IMAMA-RS, visite o site do instituto e esclareça as principais dúvidas sobre tratamentos e direitos das pacientes na rede pública de saúde.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques