Desafios do pleito eleitoral pautam reunião-almoço

Publicado em: 27-setembro-2018

O vice-presidente Administrativo da AJURIS, Orlando Faccini Neto, no exercício da presidência da entidade, participou nesta quinta-feira da reunião-almoço no Hotel Plaza São Rafael promovida pelo Instituto dos Advogados do RS (IARGS). Em pauta, os desafios das eleições que se aproximam. O tema foi abordado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Jorge Dall’agnol.

O painel foi aberto pela presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, que saudou os convidados e associados que compareceram ao evento, além de representantes da magistratura em várias instâncias e de entidades, ressaltando a importância de debates com os temas que hoje pautam a sociedade.

O desembargador Jorge Dall’agnol falou da importância de ações onde o TRE-RS e toda a Justiça Eleitoral possa esclarecer o trâmite dos processos eleitorais e tudo o que envolve esse momento de grande significado para o país. “O primeiro desafio que nos deparamos foi com um cenário eleitoral agitado, e ao mesmo tempo uma certa apatia e descrença, ora fruto da indignação, ora pelo simples desinteresse em se eleger alguém”, comentou o magistrado. Com essa perspectiva, o TRE-RS lançou a campanha #vemvotar para estimular a sociedade a comparecer às urnas e exercer o direito de voto com responsabilidade e conhecimento.

O presidente do TRE também destacou a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news. “Notícias falsas sempre existiram. O que temos de novidade hoje é a força com que essas notícias falsas se propagam, a instantaneidade e impulsionamento dessas notícias”, ressaltou o presidente do TRE-RS. Nesse ambiente, o TRE-RS lançou mão de parcerias com os meios de comunicação sérios para maior esclarecimento de checagem de fontes. “O que se procura é colocar à disposição ferramentas que ajudem o eleitor a pensar conscientemente em seu voto. Votar em branco, votar nulo ou não votar significa deixar que outros escolham por você. É muito importante que sejamos protagonistas do processo eleitoral, que exerçamos o direito de voto”, concluiu o presidente do TRE-RS.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques