Participação da mulher na política é debatida em evento do TRE-RS

Publicado em: 18-setembro-2018

Com o intuito de ampliar o debate sobre a participação feminina na política, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou, na segunda-feira (17/9), o seminário Um Brasil Melhor Conta com o Voto das Mulheres. A direção da AJURIS, representada pela presidente Vera Deboni e o vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto, participou do evento e destacou a relevância da iniciativa.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do TRE-RS, Jorge Dall’Agnol, que destacou a importância da participação feminina para a renovação do cenário político. O magistrado também ressaltou “a relevância das mulheres, como representantes de 51,7% do eleitorado, exercerem a cidadania por meio do voto”.

O evento, dividido em dois momentos, promoveu debates acerca da representatividade feminina na estrutura dos partidos políticos e da importância do exercício da cidadania por meio do voto. O primeiro painel, intitulado Mulheres candidatas x mulheres eleitas: paradoxos e desafios contou com a participação da professora Céli Regina Jardim Pinto, doutora em Governo pela University of Essex, e a jornalista Rosane de Oliveira, colunista do Jornal Zero Hora, com mediação da procuradora regional da União na 4ª Região, Lisiane Ferrazzo Ribeiro.

O segundo momento debateu A força decisiva da participação feminina e contou com a fala da presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, e das servidoras do TRE-RS, Daiane Piccoli e Débora Vicente. A mediação foi realizada pela corregedora e vice-presidente da instituição, Marilene Bonzanini. O evento foi promovido pelo TRE-RS, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS).

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral