Exposição de percurso ‘A Cura Pela Arte’ é aberta ao público

Publicado em: 8-agosto-2018

Composta por obras de pacientes do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) de Porto Alegre, a exposição de percurso A Cura Pela Arte foi aberta oficialmente nesta terça-feira (8/8). A direção da AJURIS, uma das parceiras do projeto, acompanhou o ato realizado no Palácio da Justiça, onde estão expostas algumas das pinturas. Também fazem parte do projeto as obras expostas no átrio do Foro Central II e na Pinacoteca da AJURIS, todas abertas ao público. 

“Esse projeto é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de um ano no IPF e que utiliza a arte como um elemento de transformação”, destacou o juiz de Direito titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) de Porto Alegre, Luciano André Losekann. Na ocasião, o magistrado aproveitou para registrar o empenho e trabalho do artista plástico Aloizio Pedersen – que assina a curadoria da exposição e desenvolve o projeto de arteterapia com os internos do instituto – além de parabenizar todos os pacientes pelas obras.

Presente no evento, a diretora do Departamento Cultural da AJURIS, Camila Luce Madeira, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do trabalho realizado. “É uma honra para a AJURIS poder auxiliar na promoção de um trabalho tão bonito desenvolvido pelo colega e magistrado Losekann, além de toda a equipe envolvida que tem contribuído no processo de reinserção e inclusão desses internos com a arteterapia”, disse a magistrada.

Na ocasião, também houve a apresentação do vídeo institucional do Projeto Artinclusão, realizado com os internos do IPF, e que tem como um dos resultados as mais de 90 telas que compõem a exposição. As obras estão expostas em três espaços distintos e ficam disponíveis para visitação até o dia 31 de agosto, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A abertura da exposição contou, ainda, com a participação do desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis, atual diretor do Memorial do Judiciário do RS, e a presença da diretora do Departamento de Literatura e da Pinacoteca da AJURIS, Márcia Kern; da secretária-geral da Associação, Laura de Borba Maciel Fleck, e do desembargador aposentado Cacildo de Andrade Xavier. Familiares e amigos dos artistas das obras expostas também prestigiaram o evento.

Confira os espaços que compõem a exposição de percurso:

Mostra Dripping
Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça
Praça marechal Deodoro, 55 – Centro Histórico

Mostra Klimt Visita o IPF
Abertura oficial: 16/8, às 10h, com perfomance, pintura e teatro
Átrio do Foro Central II
Rua Manoelito de Ornellas, 50 – Praia de Belas

Mostra Action Painting
Abertura oficial: 23/8, às 16h, com o Seminário Arte Louca e Direito
Pinacoteca da AJURIS
Rua Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas

Sobre o Artinclusão

O projeto Artinclusão é uma iniciativa terapêutica como uso da arte que busca oportunizar a profissionalização, a geração de renda e a cidadania com vistas à desinstitucionalização e desospitalização dos envolvidos.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Menu

Notícias em Geral