Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal pautam seminário da AJURIS

Publicado em: 17-julho-2018

Para marcar seus 74 anos de atuação, a AJURIS promove, em 10 de agosto, o seminário Direitos Humanos, Declaração Universal e Constituição Federal: Entre Quereres e Fazeres. O evento, que também celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal, acontece das 9h às 19h, no Auditório Márcio Oliveira Puggina, na Escola Superior da Magistratura (Rua Celeste Gobatto, 229), com o patrocínio do Banrisul e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O seminário, dividido em três momentos, trará especialistas para tratar de temas como a promulgação da Constituição Federal, em 1988, e a consolidação ao longo das últimas décadas dos direitos e inclusão social. O primeiro painel será 30 Anos Atrás – A Construção dos Alicerces, a partir das 10h, com as presenças dos então deputados federais constituintes Olívio Dutra e José Fogaça, além dos desembargadores Ivo Gabriel da Cunha, ex-presidente da AJURIS, e Voltaire de Lima Moraes, ex-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O mediador será o jornalista Cláudio Brito.

Na parte da tarde, a partir das 14h ocorre o segundo painel Direitos Sociais, vulneráveis e inclusividade, com participação do desembargador Ingo Wolfgang Sarlet e da doutora e professora Jane Reis Gonçalves Pereira e o professor Silvio Luiz de Almeida, pós-Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito. A mediação será do diretor da Escola da AJURIS, Jayme Weingartner Neto. 

A conferência de encerramento, às 17h, com mediação de Gilberto Schäfer, ex-presidente da AJURIS, será com a professora e doutora Flávia Piovesan, integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com o tema 70 Anos Depois, Perspectivas para os Direitos Humanos.

Para a presidente da AJURIS, Vera Deboni, o seminário será uma grande oportunidade para a sociedade entender o aconteceu com o país após a Constituição de 1988. “Que objetivos tinha aquele Congresso, aquele Judiciário de 30 anos atrás, que ‘quereres’ eram aqueles e mais: o que realmente se concretizou desse marco na história legislativa do Brasil e o que ainda falta construirmos. É esse o debate que a AJURIS quer trazer para a sociedade”, afirmou.

As inscrições para participação no seminário, com fornecimento de certificado, podem ser feitas pelo link: www.escoladaajuris.org.br/esm/ins-eventos/product/443-seminario-direitos-humanos-declaracao-universal-constituicao-federal

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques