Congresso da AMB é aberto oficialmente em Maceió

Publicado em: 25-maio-2018

A Direção da AJURIS acompanhou, na noite de quinta-feira (24), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió (AL), a cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados. O evento é promovido pela AMB, em parceria com a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), e que segue até sábado tem, como tema central, a “A Politização do Judiciário ou a Judicialização da Política?”. Mais de mil magistrados, de diversas partes do país, compareceram à cerimônia, que contou com Conferência Magna do ministro do STF Dias Toffoli.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, agradeceu a presença de todos e destacou a participação dos antigos dirigentes da associação, Régis Fernandes de Oliveira (coordenador da Comissão Científica do Congresso), Rodrigo Collaço, Cláudio Baldino Maciel, Nelson Calandra e João Ricardo Costa, hoje diretor na AJURIS. “Todos ex-presidentes que fizeram a história dessa Associação”, revelou.

Homenagens

Na cerimônia, a AMB entregou a Comenda Cruz do Mérito a seis personalidades que se destacaram por seus esforços constantes para a melhoria e valorização do Poder Judiciário e da classe da magistratura brasileira. Receberam a distinção Haydée Mariz de Oliveira, coordenadora de Pensionistas da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e secretária de Pensionistas da AMB; ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal; Homero Sabino de Freitas, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); ministro Dias Toffoli, vice-presidente do STF; Ney Alcântara, conselheiro regional da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais e presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis); e Adil Todeschini, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Rio Grande do Sul, professor e membro da AMB desde 1971.

Conferência

Com o enfoque na judicialização da política, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ressaltou o atual momento político do país e fez um paralelo com 30 anos atrás. “Os desafios ainda são superar as desigualdades sociais e regionais, combater a corrupção e garantir os direitos da chamada nova geração. Em 1988, o Poder Judiciário não tinha autonomia e tinha uma independência ainda enfraquecida. E hoje, 30 anos depois da Constituição Federal de 88, vivemos uma plena autonomia do Poder Judiciário e plena independência dos magistrados, do juiz em relação aos outros poderes”, afirmou.

Toffoli destacou que o Judiciário ė cada vez mais demandado. “O Judiciário conquistou seu espaço na vida cotidiana do cidadāo e tem que se adaptar a essa questão contemporânea da sociedade brasileira. Nós vivemos numa cultura do litígio e temos que atuar para mudá-la. Temos que incentivar cada vez mais criar instrumentos para dar os meios alternativos de resolução de controvérsias”, frisou. O ministro destacou que “nesses tempos que estamos vivendo, teremos no CBM a oportunidade de discutir temas relevantes para a magistratura como um todo e trazer à baila a discussão de questões relevantes, como o diálogo da magistratura com os outros poderes e com a imprensa, e a necessidade de melhorar a eficiência e informatização”. O vice-presidente do Supremo citou, ainda, as eleições deste ano, a necessidade de adaptação às novas tecnologias e o trabalho dos magistrados de primeira instância.

Após a conferência, os convidados e magistrados puderam assistir ao show “O Grande Encontro”, que reúne os cantores nordestinos Elba Ramalho, Zé Ramalho e Alceu Valença.

Reuniões

A Direção da AJURIS, desde quarta-feira, vem participando de diversas reuniões para debater os temas de interesse da magistratura. Já esteve presente na VII Reunião da Coordenadoria de Aposentados, da Comissão da Justiça Estadual, Conselho de Representantes e Secretaria de Direitos Humanos, entre outros.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AMB

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques