AJURIS prestigia posse da nova gestão do TRE/RS

Publicado em: 25-maio-2018

A AJURIS, representada pelo diretor da Escola Superior da Magistratura, Jayme Weingartner Neto, prestigiou, nesta sexta-feira (25/5), a posse da nova gestão do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS). Na ocasião, foram empossados o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, como presidente, e a desembargadora Marilene Bonzanini, como vice-presidente, corregedora e ouvidora.

A nova gestão estará à frente da corte eleitoral durante o próximo ano e será a responsável no RS pela condução das eleições de 2018, que elegerão presidente da República, governador do Estado, dois senadores, deputados federais e estaduais.

O diretor da Escola, em nome da Direção da AJURIS, cumprimentou os empossados, desejando boa sorte nos desafios do próximo período. “Sabemos que essas eleições terão um caráter bastante peculiar, em razão do momento político vivido pelo país. No entanto, temos a convicção que com o comando dos colegas Dall’agnol e Marilene, os juízes eleitorais continuarão exercendo seu papel com excelência, garantindo a lisura do pleito e conduzindo o processo de forma serena e democrática”, afirmou Weingartner Neto.

No discurso de posse, Dall’Agnol agradeceu a confiança depositada para exercer o cargo em um ano eleitoral e destacou os desafios que serão enfrentados, principalmente, com a propulsão de informações falsas no ambiente online.  

“O processo eleitoral, modernamente, além do mundo físico, se ambienta também no mundo virtual. A comunicação em todas as suas nuances se dá igualmente no ciberespaço, onde a interconectividade de acesso livre e descentralizado dissemina informações das mais diversas, nem sempre em consonância com a realidade. A opinião pública, no mais das vezes, tem como figurino mais o apelo às emoções e crenças pessoais do que os fatos objetivamente considerados. Circunstância que cunhou o termo pós-verdade como definidor do tempo em que vivemos. Algo que parece ser verdade é mais importante que a própria verdade. E pior, digo eu, a mentira, o falso, a aparência é mais importante do que a verdade. É neste contexto que surgem as fake-news, cibercrimes, impulsionamento, situações que ao meu juízo podem ser resumidas como desinformação. Acredito eu, que o remédio apropriado para combater essa verdadeira praga é a informação. Estamos e vamos trabalhar nisso”, garantiu o novo presidente do TRE.

Biografias

O presidente Dall’Agnol é natural de Porto Alegre e ingressou na Magistratura em 1982. Atuou nas Comarcas de Flores da Cunha, Lagoa Vermelha, Bagé e Alvorada. Na Capital, foi titular da 3ª Vara de Família e juiz-adjunto da Corregedoria-Geral da Justiça em 1990 e, no ano seguinte, passou a atuar como juiz-corregedor, cargo que ocupou até 1995. Em maio de 1998, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS). Em 2006, assumiu como corregedor-geral da Justiça para o biênio 2006/2007. Atuou também como 2º vice-presidente do TJRS no biênio 2008/2009.

A vice-presidente Marilene Bonzanini é natural de Estrela e ingressou na Magistratura em outubro de 1986, jurisdicionando nas Comarcas de Encantado, Crissiumal e Caxias do Sul. Em Porto Alegre, atuou na 5ª Vara Cível e no 2º Juizado da 11ª Vara Cível. Em março de 2000, foi convocada para integrar a 2ª Câmara Especial Cível do TJRS e, em julho de 2003, a 9ª Câmara Cível. Tornou-se desembargadora em setembro de 2004.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
imprensa@ajuris.org.br
(51) 3284.9125

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral