AJURIS prestigia aula magna com o ministro Ricardo Lewandowski

Publicado em: 12-março-2018

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, esteve entre os convidados para assistir a Aula Magna dos cursos de graduação e de mestrado proferida pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski na última sexta-feira (9/03), na UniRitter, no Campus Zona Sul.

O ministro, que tem uma longa trajetória acadêmica como professor na USP, falou sobre “O Conceito de República”, onde fez um resgate dos fundamentos  republicanos, da Roma e Grécia antigas, passando pelo ideário de pensadores como Kant e Rousseau. O ministro ressaltou ainda a transformação das sociedades, culminando hoje na relevância dos processos coletivos e associativos que se sobrepõe ao indivíduo, inclusive no campo jurídico, com a criação de novos instrumentos de proteção, como o recente habeas corpus coletivo, que se junta a outros mecanismos como a Ação Civil Pública e o Mandado de Segurança Coletivo.

“O conceito de República, nessa sua longa evolução histórica, sobretudo a partir da Revolução Francesa, incorporou a ideia de que os cidadãos têm direitos que podem ser exigidos do Estado, como o direito à vida, à participação política, à liberdade, à crença religiosa, os direitos sociais advindos da Revolução Industrial”, comentou o ministro.

Antes da sua palestra, o ministro foi recebido por integrantes da Poder Judiciário, corpo docente da universidade e imprensa. Com a presidente da AJURIS, Vera Deboni, o ministro tratou de assuntos de interesse da magistratura.

Para a presidente da  AJURIS, essa foi uma oportunidade de ouro, não só para os acadêmicos de Direito. “São raras as palestras públicas de membros do STF e o ministro Ricardo Lewandowski, homem acostumado às salas de aula, além do grande resgate da história da República através dos tempos, nos lembrou mais uma vez a importância de um regime político que preze pelas garantias individuais e coletivas e que o Judiciário tem um papel preponderante no entendimento e evolução das sociedades”.

O evento contou com a presença de mais de 400 alunos, além de pelo menos outros 600 que assistiram a transmissão, ao vivo, para os campi de Canoas, FAPA e Iguatemi.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques