Música e exposição que denuncia o estupro marcam a abertura do Mês da Mulher na AJURIS

Publicado em: 7-março-2018

Atividades integram a programação do evento “Lugar de mulher é onde ela quiser”

A arte foi a marca da abertura das atividades do “Lugar de mulher é onde ela quiser”, evento promovido pela AJURIS em alusão ao Mês da Mulher, que iniciou nesta terça-feira (6/3). Ao som de “Maria, Maria”, música de Milton Nascimento, executada pelo grupo Sambajus, formado por servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e a vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado, convidaram os presentes a visitarem a exposição “Trinta contra Uma”, da artista plástica Graça Craidy.

A mostra, que fica até o dia 31 de março, na Pinacoteca da AJURIS (Rua Celeste Gobatto, 229), é um protesto contra a cultura do estupro, que transforma vítimas em culpadas. A artista plástica, que tem na obra a temática da denúncia e defesa dos direitos das mulheres, expõe o episódio do estupro coletivo sofrido por uma adolescente de 16 anos, em 2017, no Rio de Janeiro, e que teve grande repercussão após os violentadores compartilharem as imagens nas redes sociais.

Graça Craidy destaca a importância de um espaço como a AJURIS acolher a exposição, pois são “pessoas e profissionais que estão preocupados que a Justiça seja feita e que a igualdade seja conquistada por todos”, colaborando para que o debate sobre o tema seja ampliado.

A artista aponta, ainda, que a coleção “faz parte da minha caminhada dentro da arte como ativista, eu sou feminista, a minha causa é a questão da mulher e da violência contra a mulher”, aponta, indicando que também tem trabalhos que abordam o feminicídio e os diversos tipos de violência apontadas pela Lei Maria da Penha: “eu sempre seguirei nessa seara da denúncia, porque acho que a arte tem um compromisso com o seu tempo”, finaliza.

A exposição “Trinta contra Uma” pode ser conferida até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Pinacoteca da AJURIS (Celeste Gobbato, 229 – Porto Alegre), localizada no prédio da Escola da AJURIS.

Galeria de fotos:

 

Texto e fotos: Joice Proença
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques