Justiça Restaurativa é tema de entrevista na Rádio Gaúcha

Publicado em: 8-setembro-2017

Em entrevista ao programa Gaúcha Faixa Especial, da Rádio Gaúcha, na quinta-feira (7/9), o juiz de Direito, Leoberto Brancher, falou sobre a importância do uso da Justiça Restaurativa como método alternativo e complementar à Justiça Tradicional na resolução de conflitos. Como destacou o magistrado, a técnica prioriza o diálogo, na tentativa de “corrigir o mal feito, ao invés de apenas castigar quem errou”. 

Desde outubro de 2016, a Justiça Restaurativa tornou-se oficialmente uma política pública de Estado no Rio Grande do Sul, sendo também incluída nos métodos restaurativos estabelecidos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2015-2020, pelo CNJ. “É um processo de mudança cultural, que vem sendo construída aos poucos, mas de extrema importância, principalmente, frente a esse cenário de de violência que o Estado vive hoje”, ressaltou. 

Confira a entrevista:

 

No Rio Grande do Sul, a experiência com a Justiça Restaurativa teve início em agosto de 2004, com a instituição do Núcleo de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola da AJURIS, implementado e coordenado pelo juiz Leoberto Brancher. Com apoio da AJURIS, a iniciativa tem a data como marco na história da metodologia, que posteriormente, em 2005, abriu novo capítulo com o  programa Justiça para o Século 21, implementado na 3ª Vara da Infância e da Juventude em Porto Alegre.

Outro importante e recente capítulo dessa história ocorreu no dia 11 de agosto de 2017. Na ocasião, foram assinados dois acordos de cooperação interinstitucional pelo fortalecimento da Justiça Restaurativa e pela construção da paz.  O momento representou o fortalecendo dos laços entre AJURIS, Escola da Magistratura, Ministério Público do RS e do Instituto Terre des Hommes – entidade suíça presente em 36 países e reconhecida internacionalmente pelo trabalho como justiça juvenil restaurativa.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9141
www.ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral