AJURIS lamenta a morte da professora Ada Pellegrini Grinover

Publicado em: 14-julho-2017

A AJURIS e a Escola da AJURIS lamentam o falecimento da jurista ítalo-brasileira e professora Ada Pellegrini Grinover ocorrido nesta quinta-feira (13/7), aos 84 anos, em São Paulo. Durante sua trajetória, ela destacou-se pela dedicação à vida acadêmica e desempenhou um importante papel no desenvolvimento social e jurídico brasileiro. “Além de professora, Ada foi uma renomada processualista, atuante em áreas importantes do Direito, com forte contribuição para a construção do Código do Processo Penal e do Código de Defesa do Consumidor. Uma verdadeira inspiração para todos nós magistrados”, destaca o Diretor da Escola, Cláudio Luís Martinewski.

Formada em direito pela Universidade de São Paulo em 1958, também concluiu o doutorado na mesma instituição. Obteve o título de livre-docente em direito processual civil em 1973 e tornou-se professora titular em 1980. Com destacada atuação acadêmica, é autora de livros na área e esteve diversas vezes na Escola da AJURIS, contribuindo para o aperfeiçoamento dos magistrados gaúchos. Ainda, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Milão e foi membro da Academia Paulista de Letras.

Durante a trajetória profissional, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento jurídico do país. Participou da reforma do Código de Processo Penal e do Código de Defesa do Consumidor, foi coautora da Lei de Interceptações Telefônicas, da Lei de Ação Civil Pública e da Lei do Mandado de Segurança, além de contribuir com inúmeras pesquisas sobre meios alternativos de solução de controvérsias.

 

Foto: OAB Paraná
Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br

Compartilhe:

    Menu

    Notícias em Geral