Presídio Central terá exposição no Palácio da Justiça

Publicado em: 4-julho-2017

As denúncias de superlotação e de violação dos direitos humanos, assim como a grave crise que historicamente marca a maior prisão do Estado estarão retratadas na Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central, promovida pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), em parceria com o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul. A mostra será aberta no dia 20 de julho, às 16h, e ficará disponível para visitação até 25 de agosto no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), colocando no Centro de Porto Alegre uma visão da realidade vivida pelos detentos e da deterioração estrutural do Presídio Central. A exposição poderá ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, destaca que é significativo levar para o centro da capital, uma região conhecida por concentrar os Poderes do Estado, uma mostra que expõe o caos do sistema prisional gaúcho. “Ao trazermos essa mostra para a Praça da Matriz, para o Centro da cidade, estamos chamando a população, mas também as instituições de Estado para olharem com atenção para essa crise que tem mais de 20 anos”.

A vice-presidente Cultural da AJURIS, Rute Rossato, reforça que o objetivo da exposição é retirar essas pessoas da invisibilidade em que se encontram e mostrar para a sociedade o caos que é o atual sistema penitenciário no Brasil”.

A mostra conta com registros feitos pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska, e imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, composto por imagens do fotógrafo Marco Aurélio Couto.

“Estas fotos foram tiradas em dias distintos, em momentos diversos e em anos variados. Esta exposição é uma visão panorâmica do Presídio Central. Ela começa desde a parte externa, percorre todas as áreas, chegando ao fundo das galerias e até aos locais que, inclusive, as pessoas que trabalham no Presídio Central não têm acesso”, frisa o juiz de Direito Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre.

 

Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central
Abertura: 20 de julho – 16h

Local:  Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), 55 )

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
www.ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques