Revista da AJURIS avança no conceito da Capes

Publicado em: 19-junho-2017

A Revista da AJURIS, publicação semestral destinada à divulgação de artigos acadêmicos, bem como de artigos doutrinários de magistrados, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a classificação Qualis B1 como periódico científico, o que representa uma melhoria em relação à classificação anterior (B2). De um total de oito extratos, atualmente ocupa a terceira posição. “O novo conceito reconhece um trabalho desenvolvido há mais de 40 anos pela revista, que busca fomentar o debate jurídico e a divulgação da produção intelectual de qualidade”, destacam os desembargadores Ingo Wolfgang Sarlet e Eugênio Facchini Neto, respectivamente Diretor e Coordenador do Conselho Editorial da Revista.

Com o avanço na classificação da Revista, os critérios de seleção de artigos tornam-se mais rígidos. A seleção dos artigos é realizada por dois avaliadores externos (professores doutores), sem qualquer interferência da Associação e sem identificação dos autores (sistema do “double blind review”). Por outro lado, há restrição à endogenia, o que exige um equilíbrio entre artigos oriundos do Rio Grande do Sul e de outros Estados em cada edição.

Para o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, trata-se de uma conquista que acima de tudo reconhece a excelência do material publicado. “A nossa revista é uma das mais citadas em teses e dissertações”, frisou. Fundada em julho de 1974, a Revista da AJURIS teve edições impressas até setembro de 2013, quando alcançou 131 publicações. Desde a edição 132, é veiculada no formato online, podendo ser acessada por meio do link ajuris.org.br/OJS2/

A atribuição do conceito pela Capes é realizada a partir da análise da qualidade dos artigos, da forma de seleção dos mesmos, do percentual de endogenia, do impacto da Revista no meio acadêmico, além de outros critérios técnicos. Além da qualidade, as classificações também variam de acordo com as áreas do conhecimento. A escala é dividida em A1 (para aqueles que cumprem todos os requisitos), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Submissão de artigos

O envio de artigos para a Revista deve atender linha de pesquisa “Democracia, Judiciário e Sociedade”, além de outras vinculadas ao Centro de Pesquisa da Escola Superior da Magistratura e divididos nas seguintes seções: a) doutrina nacional; b) doutrina estrangeira; c) jurisprudência selecionada e comentada; d) notas e resenhas de livros. É importante que o trabalho submetido seja inédito, com exceção para as traduções daqueles publicados em outros países.

Os artigos deverão ser submetidos diretamente no sistema, disponível em:
ajuris.org.br/OJS2

Saiba mais: ajuris.org.br/2012/11/19/linha-editorial/

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br

Compartilhe:

    Menu

    Notícias em Geral