IMG_2676

AJURIS doa materiais para curso de capacitação de mulheres na Ilha dos Marinheiros

Publicado em: 20-abril-2017

Uma ação solidária conjunta da AJURIS e da Escola Superior da Magistratura colaborou para que 15 mulheres da Ilha dos Marinheiros da Capital tivessem a oportunidade de iniciar nesta semana um curso de capacitação profissional de pintura em tecido.

A entrega dos materiais foi feita na segunda-feira (17/4) pela diretora do Departamento de Promoção e Cidadania da AJURIS, Maritana Viana Silveira, na sede da Cooperativa Resgatando a Dignidade, responsável pelo curso, e que atua na região na promoção da cidadania na comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros.

A rede de solidariedade teve como origem um apelo da servidora do Tribunal de Justiça (TJRS) Debora Coiro da Silva, que desenvolve ações sociais na comunidade, e viu no curso de pintura em tecidos mais uma forma de geração de renda para as mulheres que participam da Cooperativa. O curso, com duração de seis meses, já contava com uma profissional voluntária para ensinar as técnicas, no entanto, a concretização esbarrava na compra dos materiais. A mediação acabou sendo feita pela Brigada da Solidariedade do TJRS.

Durante a entrega dos pincéis, tintas e tecidos para o desenvolvimento do curso, Maritana Viana conheceu os outros trabalhos em execução no local e destacou a importância das ações: “É uma satisfação muito grande fazer essa entrega. Espero que a gente possa contribuir para o desenvolvimento de vocês”, afirmou, citando o mote da programação do mês da mulheres desenvolvida pela AJURIS: “Lugar de mulher é onde ela quiser”.

A coordenadora geral da Cooperativa, Soeli do Nascimento, conta que a ideia surgiu da necessidade de proporcionar às mulheres da Ilha uma fonte alternativa de renda à reciclagem e agradeceu o apoio da AJURIS para a concretização do curso: “Sem vocês não teríamos como ir tão longe. A gente precisa de pessoas que acreditem em nós”. A doação também foi comemorada pela coordenadora financeira Imaculada de Oliveira Galvão: “Essa ajuda vai trazer benefícios para toda a comunidade”.

A capacitação terá duração de seis meses e tem como propósito, além do desenvolvimento de uma nova aptidão, o empoderamento das mulheres.

Cooperativa Resgatando a Dignidade

Localizada na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre, a Cooperativa desenvolve diversos projetos, além dos cursos de artesanato e pintura, os moradores da região produzem sabão para comercializar em feiras orgânicas da Capital.

No local também são realizadas aulas de alfabetização para jovens e adultos e oficinas de cidadania, esporte e cultura para as crianças e adolescentes, com o objetivo de trabalhar o fortalecimento de vínculos e oferecer atividade no turno inverso da escola.

Galeria de fotos

 

Texto e fotos: Joice Proença
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Compartilhe:

    Menu

    Notícias em Geral