Juízes do RS ministram aula a novos magistrados do Rio de Janeiro

Publicado em: 21-março-2017

Magistrados gaúchos levaram experiência e conhecimento para nova turma de juízes do Rio de Janeiro. Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Módulo Nacional de Formação Inicial para juízes aprovados no último concurso para a magistratura do Tribunal de Justiça do RJ (TJRJ), foi realizado no período de 6 a 10 de março, na sede da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj).

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Eladio Luiz da Silva Lecey, desembargador aposentado do RS, destaca que somente este ano os formadores da Enfam já ministraram aulas em cinco estados: Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. “Essa é uma chance de ouro para contribuirmos com a formação de novos juízes”.

O juiz de Direito, Paulo Augusto Oliveira Irion, que ministra aulas sobre o sistema carcerário, destaca o curso como uma oportunidade para troca de experiências com colegas que estão ingressando na carreira. O juiz explica que, em 2016, ele e outros magistrados do RS realizaram um curso de formação promovido pela Enfam, que os habilita a participar como formadores.

O magistrado é professor na Escola da AJURIS, assim como os  juízes de Direito Madgéli Frantz Machado, Fabio Vieira Heerdt, Clarissa Costa de Lima e Roger Raupp Rios, desembargador do TRF 4ª Região, que também ministraram aula neste módulo. Além destes, a vice-diretora da Escola, Rosana Broglio Garbin, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar, e a juíza Dulce Ana Gomes Oppitz também estão concluindo o curso de formadores.

O curso viabiliza o debate de temas interdisciplinares, como: Ética e Humanismo; Depoimento Especial em Lides de Infância e Juventude; Políticas Raciais; Sistema Carcerário; Demandas Repetitivas e os Grandes litigantes; Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável; Gestão de Pessoas; Questões de Gênero; o Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos.

O desembargador Eládio explica que a Enfam busca ampliar o quadro de formadores realizando um curso que este ano terá edição na semana que vem. Um dos professores é o diretor da Escola, Cláudio Luís Martinewski e participará da formação o juiz de Direito, Roberto Ludwig. “Reunimos como formadores magistrados experientes que abordam temas que dificilmente se estuda nas faculdades”.

Módulo Nacional

Objetiva propiciar a integração entre os juízes vitaliciandos e os magistrados mais experientes com amplo debate de temas interdisciplinares, de aspectos desafiadores da prática judicante e de temas atuais da sociedade.

O Módulo Nacional, ministrado pela Enfam, é etapa obrigatória para todos que ingressam na magistratura brasileira.

 

Grasiela Duarte com informações da Enfam
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br

 

 

 

 

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral