Cobrança do Fórum da Questão Penitenciária sobre política prisional é pauta na imprensa

Publicado em: 22-fevereiro-2016

O debate realizado pelo Fórum da Questão Penitenciária na última sexta-feira (19/02), na sede da AJURIS, que apontou a necessidade de um programa estadual penitenciário e a definição da ocupação do Complexo Prisional de Canoas de forma planejada, foi destaque no Diário de Canoas, no portal Sul21 e no jornal Agora, de Rio Grande.

“Estamos à beira de um colapso no sistema penitenciário e o governador do Estado tem que retomar o controle dessa situação, coordenando com todos os Poderes e agentes envolvidos uma ação que dê respostas para a sociedade”, destacou o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer.  Durante a reunião, os integrantes do Fórum também defenderam que o Complexo Penitenciário de Canoas receba exclusivamente presos – provisórios e condenados – sem antecedentes.

Leia AQUI a notícia no Sul21. Confira AQUI no jornal Agora, de Rio Grande.

Confira a matéria publicada no Diário de Canoas desta segunda-feira (22/02):

Penitenciária em Canoas é urgência

Ocupar de forma planejada o Complexo Prisional de Canoas é uma necessidade apontada pelas entidades que participaram do Fórum da Questão Penitenciária, na sexta-feira, na Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Diante da superlotação do sistema prisional e da recorrente permanência de presos em delegacias, o     fórum pede que o Estado disponibilize com urgência as 390 vagas iniciais do Complexo Prisional de Canoas. A ação, contudo, deve ocorrer de maneira controlada, evitando reproduzir problemas existentes em outras unidades.

A discussão alertou para o risco de o complexo se transformar em extensão do Presídio Central se não for definido um modelo de ocupação. A expectativa é de que o governo estabeleça que a unidade receba exclusivamente presos sem antecedentes criminais — condenados ou provisórios. “Sem o contato desses presos com as facções, as chances de ressocialização são muito maiores”, apontou o presidente da Ajuris, Gilberto Schäfer.

Juízes querem reunião com Sartori

Como ação imediata, o Fórum pedirá reunião com o governador José Ivo Sartori para apresentar essas questões e reforçar a necessidade de criar um programa estratégico para enfrentar a grave situação do sistema prisional e o impacto na segurança pública. “Chega de improvisações do governo. Precisamos qualificar a atuação penitenciária, não podemos continuar com um modelo que entregue a administração prisional às facções criminosas. Estamos à beira de um colapso no sistema penitenciário e o governador tem que retomar o controle”, afirmou Schäfer.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

22-01-2016 DC

Menu

Notícias em AJURIS na mídia